Marketing digital

Portal de emprego Salvador Caetano

Estratégia digital para atração de talento.

Contexto

Foi desde 2015 que o Grupo Salvador Caetano começou a construir uma estratégia de Employer Branding. No entanto, foi apenas em 2019 que essa estratégia se começou a materializar no digital.

À data, a Salvador Caetano tinha apenas um site institucional obsoleto e a sua presença nas redes sociais passava apenas pelo LinkedIn.

A sua presença digital era praticamente inexistente e muito pouco trabalhada.

Enquadramento

Com mais de 75 anos de história, o Grupo Salvador Caetano alicerça a sua atividade em 7 áreas de negócio: importação e distribuição automóvel, mobilidade, equipamentos industriais e oficinais, montagem e produção automóvel, serviços, autocarros e aeronáutica.

Tudo isto num universo de mais de 6500 colaboradores e com presença em mais de 40 países.

Desafio

Como podemos atrair mais colaboradores para trabalhar na Salvador Caetano?

Problema

Potenciais candidatos, principalmente os mais jovens, não consideram a Salvador Caetano muito atrativa para trabalhar.

Objetivos

Aumentar a notoriedade e o número de candidaturas às ofertas de emprego.

Ideia

Aliar o Marketing ao Recrutamento e criar uma presença digital forte para potenciar a marca empregadora.

Solução

Criar um portal de emprego Salvador Caetano.

Estratégia digital para recrutamento
Estratégia digital para recrutamento

Uma vez que à data o site institucional da Salvador Caetano se encontrava obsoleto e não nos permitia comunicar como gostaríamos e como os nossos utilizadores gostariam de nos ver, começamos por implementar um site de emprego que seria o centro de toda a nossa estratégia digital.

Partindo da proposta da Salvador Caetano "Ajudamos as pessoas a moverem-se", decidimos não só aliar a ideia de movimento à carreira como forma de a potenciar, mas também explorar o "lado b" dos colaboradores que tantas vezes fica escondido atrás do lado profissional, o “lado a”. Desse modo, teríamos a oportunidade de humanizar a marca e mostrar a preocupação do grupo pelas suas pessoas, porque antes de profissionais somos indivíduos.

Assim, em fevereiro de 2019 foi lançado o site de emprego da Salvador Caetano com uma campanha que envolveu os seus colaboradores mostrando o seu lado mais pessoal.

Numa lógica de não apenas divulgarmos as nossas ofertas de emprego, cultura ou áreas de negócio, queríamos também entregar conteúdo relevante relacionado com o dia a dia de trabalho. Foi por isso criada uma estratégia de marketing de conteúdo e SEO que culminou com a implementação de um blog que se revelou uma excelente fonte de tráfego orgânico.

Principais resultados

  • As candidaturas aumentaram 20%
  • O tráfego orgânico aumentou 164%
  • 12% de taxa de conversão (candidaturas)
  • A Salvador Caetano foi considerada a empresa mais atrativa para se trabalhar no setor automóvel em 2021, num estudo da Randstad

Todos os resultados foram atingidos de forma orgânica. Nenhuma campanha paga foi implementada.

Equipa

A equipa alocada ao projeto tinha uma dimensão reduzida e, por isso, ao longo do tempo e conforme fomos tendo mais dados disponíveis, fomos anualmente afinando a estratégia e implementando as melhorias necessárias, bem como a normal manutenção do site.

As minhas funções neste projeto:

  • Estratégia digital
  • Gestão de projeto (website)
  • Web copywriting
  • Research
  • Content strategy & SEO
  • Analytics
Estratégia digital para recrutamento

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